sábado, 23 de junho de 2012

Depoimento: Ana Valéria M.

(O depoimento a seguir é opinião pessoal da pessoa que fez o depoimento. O Blog não faz julgamentos dos depoimentos. Não são mencionados nomes de médicos, de laboratórios e de remédios. Não é postado o nome completo de quem faz o depoimento. As mesmas perguntas são passadas a todos que escrevem seus depoimentos)
Você e a EM
Questões:
1.     Há quanto tempo você ficou sabendo que tem EM?
Fiquei sabendo em 2007.

2.     Conte, um pouco, sobre como você ficou sabendo que tinha EM?
Não podemos ver um portador de EM e acharmos que ficaremos iguais a quem vimos. Na EM cada caso é um caso. Por isso tenha cuidado em querer igualar impressões em realidades. Por isso a palavra ‘múltipla’. Se pegarmos 10 portadores serão 10 casos diferentes. Cada dia é um novo dia e cada hora é uma nova hora.

3.     O que você diria para alguém que soube recentemente que tem a EM e se encontra com muito medo para enfrentar essa nova realidade?
Não se desespere. E os familiares também não se desesperem. O portador sabe se precisa de ajuda ou não. Além de precisar de ajuda também precisa querer ajuda. Deixe o portador decidir. Lembre-se que para decidir é necessário confiar e a confiança se conquista.

4.     O que você diria para os familiares de alguém que soube recentemente que tem a EM?
As pessoas não querem depender de ninguém. Se a pessoa sempre foi independente, a EM a faz enxergar o outro como amigo ativo em sua nova realidade. Mas há pessoas que, às vezes, não querem enxergar essa nova forma de ver a realidade. Depender do outro não é feio e sim é louvável a pessoa vencer seus orgulhos.

5.     Hoje como você se relaciona com a EM?

            - Alegrias: Eu nem me lembro da EM por isso as minhas alegrias continuam a existir com e sem a EM. Eu me sinto uma pessoa alegre.

            - Decepções: Somente as decepções normais da vida. A EM não me traz decepções. Hoje, com a EM, eu passei a ver muitas coisas que eu não via antes. A vida passa muito depressa e nós, às vezes, nos esquecemos de nós mesmos. A EM nos faz desacelerar o ritmo louco que estávamos.

            - Superações: Eu toco piano. Eu tocava piano antes da EM e hoje eu também toco piano. É claro que com uma agilidade menor, mas eu toco piano mesmo assim e bem melhor do que eu achava que eu tocaria depois de saber que tinha EM.

6.     Como você se vê hoje, depois de ser diagnosticado com EM?
Você se adapta às dificuldades que aparecem. Este se adaptar é o que faz a pessoa ir além de seus limites.

7.     Fique a vontade para escrever comentários que queira fazer.
A pessoa, portador de EM ou não, precisa se relacionar com o mundo! A EM Não te diminui como pessoa e cabe a você crescer, tendo ou não... o quê mesmo?
A.    Valéria M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário