sábado, 23 de junho de 2012

Depoimento: Fernanda R.

(O depoimento a seguir é opinião pessoal da pessoa que fez o depoimento. O Blog não faz julgamentos dos depoimentos. Não são mencionados nomes de médicos, de laboratórios e de remédios. Não é postado o nome completo de quem faz o depoimento. As mesmas perguntas são passadas a todos que escrevem seus depoimentos)

Você e a EM

Questões
:
1.     Há quanto tempo você ficou sabendo que tem EM?
Há praticamente 5 anos e meio, mais precisamente em dezembro de 2006.

2.     Conte, um pouco, sobre como você ficou sabendo que tinha EM? Eu só descobri porque eu tive um surto, perdi totalmente o equilíbrio e fiquei com a visão dupla, fui ao hospital que havia neurologista e já fiquei internada. Começaram a fazer os exames e diagnosticaram a EM.

3.     Como você e a sua família lidaram com isso?
No inicio foi muito difícil. Todos perderam o chão, mais aos poucos conhecendo melhor a doença fomos ficando bem mais tranqüilos e eu como já trabalhava na área da saúde já tinha vistos pacientes com EM, porém nunca tinha me interessado em me aprofundar sobre o assunto e conhecer mais detalhadamente a doença.

4.     O que você diria para alguém que soube recentemente que tem a EM e se encontra com muito medo para enfrentar essa nova realidade?
Tenha calma, todos nós sabemos que ao 1º impacto parece uma sentença de morte, uma ¨invalidez¨, mais não é bem assim. Aos poucos vamos aprendendo a lidar com situações novas e diferentes da qual estamos acostumados, mais depois de aceitarmos essa nova condição que nos foi imposta aprendemos muito, principalmente sobre nós mesmos.

5.     O que você diria para os familiares de alguém que soube recentemente que tem a EM?
Tenha Paciência, Atenção e Carinho, pois esta é a fase que mais precisamos de apoio. Ainda mais porque sabemos que essa doença mexe muito com nosso sistema sentimental, então nos desculpem muitas vezes pela grosseria, ‘patadas’ e teimosias, mas depois isso passa e procurem se informar sobre a EM pois é a melhor coisa que pode ajudar bastante.

6.     Hoje como você se relaciona com a EM?
      - Alegrias : tenho muitas e procuro sempre estar alegre de bem com a vida. Eu procuro estar perto de pessoas que também são alegres, pois a melhor coisa é se sentir bem

      - Decepções: às vezes eu as tenho, quando eu quero fazer algo que antes pra mim seria tranqüilo e hoje já não consigo fazer como fazia antes, mas não paro para ficar pensando nisso, faço do jeito que dá. Sei que eu estou fazendo o melhor (como por ex. dançar. Não danço como dançava antes, mas eu não fico parada, me mexo de um lado para o outro e quando eu vou sair com esta finalidade, sempre procuro me informar se precisa reservar mesa ou tem que chegar antes, para ter um cantinho pra sentar).

      - Superações: Consegui muitas e eu estou correndo atrás de outras: faço artesanatos, voltei a sair e viajar. E pode ter certeza que, no meu caso, até lavar uma simples louça é, para mim, uma grande superação.

7.     Como você se vê hoje, depois de ser diagnosticado com EM?
Eu tenho EM, mas a EM não me tem, procuro lidar com a EM da melhor forma possível. Eu conheço os meus limites e respeito-os mas não deixo de viver, curto muito a vida em todos os sentidos e momentos.

8.     Fique a vontade para escrever comentários que queira fazer.
Todos, com EM ou não, tem seus limites então não deixe de viver, ter uma ótima qualidade de vida e preste mais atenção em si mesmo e nas pessoas que estão sempre a sua volta e sempre seja feliz com EM ou sem, afinal todos nós buscamos a felicidade.
Fernanda R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário