sábado, 23 de junho de 2012

Depoimento: Kamilla S.

(O depoimento a seguir é opinião pessoal da pessoa que fez o depoimento. O Blog não faz julgamentos dos depoimentos. Não são mencionados nomes de médicos, de laboratórios e de remédios. Não é postado o nome completo de quem faz o depoimento. As mesmas perguntas são passadas a todos que escrevem seus depoimentos)
Você e a EM
Questões:
1.     Há quanto tempo você ficou sabendo que tem EM?
Comecei a ter os surtos em 2007. Na época tinha 16 anos e não tinha conhecimento algum da doença. 1 ano depois, foi diagnosticada a Esclerose Múltipla.

2.     Conte, um pouco, sobre como você ficou sabendo que tinha EM?
Como havia falado anteriormente, comecei a ter os surtos de uma hora pra outra, meu braço esquerdo me trazia a sensação de estar formigando, pegando choque. Meio maluco... além do mais, meus dedos da mão direita estavam tortos, faziam movimentos involuntários. Bem esquisito, de assustar qualquer pessoa. Após vários exames, inclusive que foram para avaliação fora do estado, foi feito o diagnóstico.

3.     Como você e a sua família lidaram com isso?
Eu lidei e continuo lidando numa boa! Nem me sinto doente. Tenho uma vida perfeitamente normal, tenho apoio da minha família e dos meus amigos e faço tudo o que uma jovem da minha idade (atualmente estou com 19 anos) faz.

4.     O que você diria para alguém que soube recentemente que tem a EM e se encontra com muito medo para enfrentar essa nova realidade?
Para não desanimar! É possível sim, viver bem com esclerose múltipla, mas, é claro, temos nossas limitações. No entanto, se soubermos lidar com elas com certeza isso não será impedimento para aproveitar tudo o que há de bom nessa vida.

5.     O que você diria para os familiares de alguém que soube recentemente que tem a EM?
Primeiramente aceitar a doença. Não só os familiares, como todo portador. Aceitando a doença será mais fácil lidar com as dificuldades que surgirão no caminho. Entender também que o portador é um se humano normal, como todos os outros, portanto nada de ficar colocando-o como vítima, isso é péssimo. Dê apoio, acima de tudo.

6.     Hoje como você se relaciona com a EM?
            - Alegrias – Alegria por saber que tem muita gente que me ama e que me apóia nos momentos que eu mais preciso.

            - Decepções- Por gostar de ser independente e, às vezes, ser ou estar impedida de fazer sozinha as coisas.

            - Superações – A cada dia que passa me sinto uma pessoa nova. A fé duplica e o amadurecimento vem mais rápido.

7.     Como você se vê hoje, depois de ser diagnosticada com EM?
Uma pessoa alegre, feliz e de bem com a vida. Faço tudo o que quero, busco minha qualidade de vida. Pratico atividades físicas, estudo, saio, paquero,danço, me divirto... Gosto de curtir a vida e procuro preservar as amizades que me fazem tão bem e me ajudam a superar os momentos mais difíceis. Ah, e sigo o tratamento corretamente!

8.     Fique a vontade para escrever comentários que queira fazer.
Força de vontade, fé e otimismo a todos. Que Deus os abençoe.
Quem quiser entrar em contato comigo, o meu email é: kamillasastre@hotmail.com
Kamilla S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário