sábado, 23 de junho de 2012

Depoimento: Luciara C.

(O depoimento a seguir é opinião pessoal da pessoa que fez o depoimento. O Blog não faz julgamentos dos depoimentos. Não são mencionados nomes de médicos, de laboratórios e de remédios. Não é postado o nome completo de quem faz o depoimento. As mesmas perguntas são passadas a todos que escrevem seus depoimentos)
Você e a EM
Questões:
1.     Há quanto tempo você ficou sabendo que tem EM?
Há 19 anos. Desde 1992.

2.     Conte, um pouco, sobre como você ficou sabendo que tinha EM?
Eu tive sintomas conhecidos como, fadiga, visão dupla, desequilíbrio e dores musculares. Isso tudo sem saber ou diagnosticar EM. Só então em 92 que foi diagnosticado, depois de 10 anos de pesquisa, procurando o que eu tinha. Nessa época era muito complicado diagnosticar EM.

3.     Como você e a sua família lidaram com isso?
Foi complicado. Uns falavam em preguiça, outros em acomodação.

4.     O que você diria para alguém que soube recentemente que tem a EM e se encontra com muito medo para enfrentar essa nova realidade?
Não deixe o medo tomar conta.

5.     O que você diria para os familiares de alguém que soube recentemente que tem a EM?
Tenham muita compreensão para que o portador possa enfrentar bem (de maneira equilibrada e consciente) as crises ou os surtos que possam acontecer.

6.     Hoje como você se relaciona com a EM?
Hoje me relaciono bem. Afinal são 19 anos de EM.

7.     Fique a vontade para escrever comentários que queira fazer.
Depois de quase 20 anos de EM, eu quero conversar sobre tudo, menos sobre a doença. Quanto mais você fala sobre a doença, mais doente você fica. Aos amigos que me perdoem.
Luciara C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário