terça-feira, 19 de março de 2013

Uma Fé indestrutível

Rodrigo Drubi

No Evangelho de Marcos Jesus se expressou com o seu Pai em um momento que foi bem traumático para ele e que relembramos este momento desses dias quando nos lembramos da passagem da morte para a Vida de Jesus. A Páscoa é um momento de Vida onde a Páscoa é a Páscoa do Ressuscitado.

 Ó Pai! Tudo é possível para Ti: afasta de mim este cálice; porém, não o que eu quero, mas o que tu queres” (Mc 14,36).

            Esta passagem do evangelho de Marcos é narrada no Getsêmani. Jesus está orando momentos antes de ser preso. Ao dividirmos este versículo em 3 partes, temos em cada parte um pedaço da personalidade de Jesus. Podemos verificar o que Deus espera de seus filhos. Vamos refletir um pouco sobre estas partes:

            - Tudo é possível para Ti    

                                               Jesus conhece o Pai, sabe do que Ele é capaz. O conceito chave deste trecho é o Conhecimento de Deus.

            - afasta de mim este cálice       

                                               Jesus está com medo, triste e angustiado. Outras passagens do Evangelho reforçam estes sentimentos, como em Mateus 26,37 e em Lucas 22,44. Como Jesus podia ter medo? A resposta é que ele é igual a nós. Jesus é humano e por isso possuía sentimentos humanos. O conceito chave deste trecho é Sentimento Humano.

            - não o que eu quero, mas o que Tu queres             

                                   Aqui Jesus mostra porque é um modelo a ser seguido. Nesta parte se colocou na prática o “...seja feita a Sua vontade, assim na terra como no céu” da oração do Pai Nosso. Jesus aceita a sua cruz, pois aceita a vontade do Pai.

            Aqui prevalece a resignação e a fé como conceitos principais. Nesta pequena oração vemos um Jesus humano, que tinha medo, dor, tristeza e angústia com a sua cruz. Mas vemos também um Jesus divino, que acredita no seu Pai e enfrentou esta mesma cruz. E o que fez Jesus passar do humano para o divino é o Estar em Deus.

            Todos nós temos nossa própria cruz. E com ela temos desesperos, angústias, dores, dúvidas, medos e tristezas. A única forma de vencer estes sentimentos é com fé. Mas a fé igual à de Jesus. Uma fé indestrutível frente às dificuldades que a vida pode nos oferecer. Fé como esta só tem quem realmente conhece Deus e sabe do que Ele é capaz.

            Jesus passou do humano para o divino. Nós também podemos realizar esta passagem com a fé de quem conhece o Pai que tem. Por isso se desesperos, angústias, dores, dúvidas, medos e tristezas estiverem prevalecendo, a solução é a de conhecer melhor Aquele que espera pela fé de cada filho seu - o nosso Deus Pai criador do céu e da terra.

                      texto publicado no livro ‘Superando...’ editora MultiFoco (RJ) do autor Rodrigo Drubi

Nenhum comentário:

Postar um comentário