domingo, 3 de novembro de 2013

O Tempo

Oi Amiga, Oi Amigo,

Se tem uma coisa que nunca se conseguiu dominar é o Tempo. Einstein tentou, Leibniz tentou. Newton tentou. Nenhum deles conseguiu e outros pensadores, físicos e outros tantos mais, tentaram e acabaram APENAS gastando o seu tempo.

Ainda temos a dificuldade de termos várias traduções.

Por exemplo falar da palavra tempo no grego pode ser Cronos ou Kairós. O Cronos é um tempo que eu posso medir o Kairós é um tempo que vai além disso. É o tempo de Deus. Esse tempo modifica, e muito, nossa percepção.
Antes de você achar que pensar nisso é perda de tempo, eu falei sobre duas formas de pensar no significado do Tempo no Grego. E no Português? Tanto uma das formas como a outra forma se diz: Tempo. A diferença é que na primeira forma o tempo pode ser medido, na segunda forma a pessoa ultrapassa as sua percepções.

A palavra tempo é bastante utilizada. O tempo é composto por 3 partes: o ontem, o amanhã e o hoje e não podemos nos aprisionar em nenhuma destas partes. Estas partes existem para facilitar o nosso jeito de como viver. Não podem virar uma prisão para alguém e ficar ou só no passado, ou só no futuro, ou só no presente.

O ontem se volta aos eventos que já passaram. São nossas lembranças. Não é questão de lembranças boas ou ruins. O problema é se estagnar nelas. A pessoa não pode ficar nesta situação. Acaba por não se avançar no pensamento sobre o tempo porque já se decidiu ficar em um único tempo apenas.

O ontem é um professor onde se ensina um dos grandes mistérios para as pessoas: ‘fiz a coisa certa?’ A resposta vem pelo resultado do que foi feito. Se a resposta for ‘sim’ ou for ‘não’ irá apenas direcionar o que se fazer nos outros dois momentos: o amanhã e o hoje.

Não podemos ficar presos ao ontem. Nossos professores nos ensinaram e cabe a nós conduzirmos as nossas vidas diante desses ensinamentos. É importante se lembrar do verbo ‘conduzir’ dando a idéia de movimento e evitando a imobilidade.

O amanhã é um tempo que não nos pertence e existe na imaginação de quem pensa a respeito. Pensar excessivamente no amanhã gera inseguranças, medos, euforias e muitos outros sentimentos que conduzem a um jeito de viver distante da realidade.

É necessário ter o futuro como um plano para direcionar o presente.
O agora é o tempo que nos pertence. Um segundo antes e um segundo depois fogem do que podemos dominar. Só podemos dominar o exatamente agora.

Devemos viver esse tempo para não cairmos ou na lembrança do ontem ou na imaginação do amanhã. Temos que participar do nosso agora utilizando o aprendizado de nosso ontem e visando a construção de um amanhã dentro de um processo que reflete nossas expectativas.

O tempo não termina. É preciso aprender a se relacionar com o tempo. É necessário olhar e viver o presente sem se esquecer do aprendizado que o passado nos trouxe e direcionar nossas ações para um futuro pensado e planejado.

O tempo se apóia em três pontos: o tempo passado, o tempo futuro e o tempo presente. É necessário o apoio desses três pontos sem se esquecer de nenhum deles ou de não dar maior importância para algum deles sob o risco de a estrutura não suportar, até ‘cair’, e produzir uma compreensão de tempo equivocada e condicionada.  

Desejo que você fique sempre no Kairós! Ultrapasse os seus limites!

Abraços a todos.

Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário