domingo, 12 de janeiro de 2014

Novelas...pense nos seus conceitos, não fique preso no 'lugar comum'

Oi Amiga, Oi Amigo,

A novela ‘Amor a Vida’ apresenta uma situação distorcida com relação ao acompanhamento de uma mãe e sua filha autista que aparece (a mãe) nessa estória como uma pessoa que impede a filha de se relacionar com um namorado.

Algumas discussões sobre esta estória:

- uma novela sempre vai procurar estar do lado de se ter audiência. Por isso os personagens que não forem interessantes para a audiência vão aparecer como ‘monstros’.

- o autismo é uma deficiência que traz dificuldades para o autista e para os seus familiares. NÃO é uma situação que se supera. É uma situação que se É e se convive com isso.

- Os pais que aparecem na estória querem proteger a sua filha autista. Esse tipo de proteção não pode ser apresentada como algo apenas voltado a Superproteção de sua mãe.

Concordo com a Bruna quando ela nos alerta para não ficarmos NO LUGAR COMUM! Por isso CUIDADO com o que se assiste e saiba diferenciar estória de novela de estória real.

Só uma curiosidade: Você conhece Muitas pessoas autistas? Elas são parecidas com a personagem desta novela?

Quero escrever aqui um texto que a Bruna escreveu no blog dela (http://esclerosemultiplaeeu.blogspot.com.br/2014/01/sobre-menina-com-autismo-da-novela.html) e me parece bem pertinente para essa discussão:

O que falta nas novelas é justamente o pensamento profundo, a discussão séria sobre as coisas. Se a sociedade aceitar esse raciocínio raso sem questionar, sem discutir, fica difícil né. Mas sabe o que é mais triste? Ver gente que diz aí todos os dias que tá lutando pela conscientização das pessoas sobre suas doenças/deficiências e na hora de falar da condição do outro não vai atrás de informação que preste.” 


Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário