segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Oi Amiga, Oi Amigo,

Nesta semana, se reza, se ora, para que um dia cristãos e cristãs alcancem uma unidade respeitando a identidade de cada um. Uma Unidade na Diversidade. É claro que este ideal não se esgota em uma semana, essa preocupação é constante. Porém, a Semana da Unidade é uma referência para a reflexão das comunidades. À medida que oramos aquilo que temos no coração, vamos pondo mais profundamente no coração aquilo que oramos. O ideal da Unidade estava no coração de Cristo (Jo 17,21) e deve estar no coração de todo o cristão, por isso se ora, por isso se reza.

A Semana da Unidade não é uma idéia recente não. Estamos no 46º. ano, começou em 1968. Foram 46 temas que foram definidos e trabalhados em conjunto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas. No hemisfério norte é sempre entre os dias 18 e 25 de janeiro e no hemisfério sul é entre a data da Ascensão de Cristo e a data de Pentecostes. O tema deste ano, 2014, é ‘Acaso Cristo está dividido?’ conforme 1 Cor 1:1-17.

“Cristo, único fundamento da Igreja” (1Cor 3,1-23). Uma primeira constatação sobre o tema é que ele não é restrito aos Católicos, ou aos Metodistas, ou aos Luteranos ou a qualquer outra igreja. Ser cristão é fundamentalmente ser ligado ao Cristo. Paulo é enfático nessa afirmação em sua primeira Epístola aos Coríntios.

Ao falarmos de cristãos devemos nos lembrar que não há uma unidade plena entre eles, é como se “o próprio Cristo estivesse dividido” (UR 1). Isso, como já nos lembrou o Concílio Vaticano II, é “um escândalo”. Por isso cresce e tem sentido o movimento ecumênico. Entre outras coisas, este movimento tem o caráter de uma espiritualidade da unidade, que tem como um de seus pontos de apoio a Semana da Unidade.

Convidamos a todos para que participem dessa iniciativa, rezando com irmãos de outras Igrejas. Vivam a proposta da Semana da Unidade procurando se lembrar que o Cristo é o que nos faz irmãos, mesmo sendo, cada um, diferente do outro. Procurem nas suas Igrejas as informações sobre como cada uma participa desta Semana, e participe você também.

Não vivemos a unidade, mas tenham a certeza de que esta situação de separação é provisória. Oremos por esta superação.

Abraços

Rodrigo

Rodrigo é Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive no Brazil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário