sábado, 30 de janeiro de 2016

Sozinhos somos fracos e juntos somos FORTES!




Oi Amiga, Oi Amigo,

Eu estava caminhando quando eu vi a foto da flor acima. Uma flor que lembra sobre a fragilidade. Pensei como é frágil nossa existência.

Foi pensando nisso que recebi um email do Senegal também falando de fragilidade.

Eu e ela estávamos pensando em coisas parecidas e a flor que eu coloquei aqui traz uma lembrança sobre como lidamos com nossas fragilidades.

Perceba que a flor é exuberante e no seu habitat ela ULTRAPASSA a sua ação unindo-se com outras flores.

Por falar em fragilidade a pessoa me perguntou se isso poderia mudar e eu me lembrei de um post que eu tinha escrito aqui nesse blog e copio abaixo:

Hoje eu me lembrei de um professor que dizia que a melhor resposta quando você não sabe o que responder é utilizar a palavra ‘Depende’. Pode parecer evitar uma resposta, mas isso mantém a comunicação e permite que se procure possíveis respostas.

Um novo portador veio hoje me perguntar se ele iria ficar sem andar. Eu disse a ele que Depende. Depende de como o seu corpo reagiria às medicações que o seu médico iria receitar, Depende de que ele realizasse fisioterapias neurológicas, Depende de como ele reagiria perante dificuldades físicas que apareceriam, Depende de questões psicológicas que poderiam surgir para ele. Dependem de Muitas coisas!

Para perguntas desse tipo lembro sempre do filósofo Sócrates que expressou o pensamento ‘Só sei que nada sei’.

Precisamos estar ‘Abertos’ a novos conhecimentos. É permitindo novos conhecimentos com responsabilidade e consciência que iremos participar de novas informações sobre a EM. Estas informações estão surgindo.

Aí uma portadora me disse: mas Rodrigo isso está demorando muito!

Eu respondi para ela: Depende!

Pense o que era ter EM há 30 anos.

Sozinhos somos fracos e juntos somos FORTES!

Um abraço.

Rodrigo

Rodrigo é Teólogo, Engenheiro e portador de E.M. (Esclerose Múltipla). Vive em Tapiraí, SP, Brasil. Depois de saber que tinha a E.M. conheceu outros portadores que o ensinaram muito sobre como viver diante de dificuldades físicas.

2 comentários:

  1. Rodrigo ,

    Muito bonito seu post e verdadeiro. Tudo na vida "depende".

    A vida é sempre uma encruzilhada de oportunidades e desafios.

    Tudo vai Depender das nossas escolhas. Se escolhemos fazer nada a nosso próprio favor, escolheremos o caminho de maiores dificuldades.

    Se optamos por nos empenharmos para nossa própria felicidade, vislumbraremos um melhor amanhã.

    Como você disse acima, tudo "depende". Principalmente para nós que temos E.M. e todos que sofrem de alguma enfermidade. Tudo realmente "Depende" .

    Depender nós !

    Abraços,

    Vânia Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,

      Tudo bem? Que bom que você gostou do meu texto!

      Também uma palavra que você escreveu me chamou a atenção: a Felicidade!

      São duas palavras que devem sempre estar conosco! Dependemos de nós para sermos Felizes!

      Abraços

      Rodrigo Drubi

      Excluir